Teach For Portugal

“Como é o seu dia-a-dia?“ quis o Diogo saber. “Como é trabalhar numa empresa tão bem-sucedida, quando, no setor da tecnologia, há menos mulheres do que homens? Há mais chefes homens ou mulheres? Os homens e as mulheres no mesmo cargo ganham o mesmo?”

Foi munidos com perguntas que o Lucas, a Lúcia, o David e os seus colegas do 6º ano, se transformaram em Detetives do Dia das Mulheres e entrevistaram Cátia Lourenço, Application Development Senior Analyst, numa aula que prometia responder a todas as suas questões e fazê-los pensar em tantas outras. Na Semana da Mulher, a Teach For Portugal aliou-se à empresa tecnológica Accenture e levou à sala de aula mulheres inspiradoras, da área da tecnologia, dispostas a abrir os horizontes dos sonhos dos alunos.

As perguntas saltavam a cada momento “Como organiza o que tem para fazer no dia-a-dia?”, “O que estudou ajuda-a no seu trabalho? De que forma?” e perante tantos setores afetados negativamente durante a pandemia, o Lucas inquietou-se ”o setor da programação também sofreu?”.

No Agrupamento de Escolas de Canelas, os alunos foram orientados pela Mentora TFP Teresa Soares e pela professora Cecília Lourenço.

Nas palavras da Mentora Teresa “A curiosidade estava ao rubro. No final da aula, ainda se sentia a vontade de continuar a conversar por mais tempo!”

Na EB23 de Celeirós, com a orientação das Mentoras TFP Margarida Ramirez e Mafalda Parente, também houve oportunidade para celebrar a Semana da Mulher com colaboradoras da Accenture, como Patrícia Machado – Business & Integration Analyst, que se disponibilizaram para conversar com os alunos, sobre direitos, deveres e igualdade de género.

“Eu achei interessante as histórias delas de como chegaram àquele cargo. Aprendi que nessa empresa não há descriminação. O que me surpreendeu mais foi a senhora ter mudado de cidade.“
Aluno/a da EB23 de Celeirós

“O que eu mais gostei foi quando elas responderam à pergunta ‘É difícil mudar-se para uma cidade que não conhecem?’. E com isso aprendi que ao início as mudanças são difíceis mas depois habituam-se.”
Aluno/a da EB23 de Celeirós

“Aprendi que com o curso que escolhemos podemos ter várias outras oportunidades que não tem muito haver com o respetivo curso.”
Aluno/a da EB23 de Celeirós

“O que me surpreendeu foi a capacidade enorme de igualdade género. O que achei mais interessante foi acerca dos níveis que eles usam para manter a igualdade (quotas).”
Aluno/a da EB23 de Celeirós

“Com a Patrícia aprendi que tanto as mulheres como os homens têm que ser tratados de forma igual. Para mim marcou-me a forma como a Patrícia se dá bem com os rapazes dentro da Accenture”
Aluno/a da EB23 de Celeirós

“As expectativas foram superadas, uma vez que, foi possível conhecer uma profissão que era desconhecida para os alunos, falar sobre a importância da escola, sobre sonhos e ambições e como os alcançar.”
Mentora TFP Margarida Ramirez

“O que mais gostei na Sessão do Dia da Mulher com as colaboradoras da Accenture foi da simplicidade e da generosidade por parte das colaboradoras em gastar algum tempo com a turma. O que gostaria de lhes ter perguntado foi o que aconselhava a estes meninos a fazer ao longo da sua vida de estudantes para não terem desigualdade de género.”
Professora mentora

“Aprendi que tanto mulheres e homens podem trabalhar onde quiserem.”
Aluno/a da EB23 de Celeirós

No Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a entrevista a Rute Lopes, Workday HCM & Integration Consultant da empresa tecnológica, e a outras colaboradoras, foi dinamizada pela Mentora Maria Inês Teixeira e pelas professoras mentoras. As imagens contam-nos a experiência.

 

Contudo, não só por entrevistas se ficaram as celebrações da Semana da Mulher da Teach For Portugal em parceria com a Accenture!

A ciência está em todo o lado e num Hackathon os alunos descobriram quem está por trás da ciência, inspirados por mulheres com contributos científicos relevantes!

Hackathons são geralmente eventos que reúnem profissionais de diferentes áreas com o intuito de num período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico. Desta vez, os alunos foram os profissionais e em tempos de pandemia, não há quem não inove!

Por exemplo, para ultrapassar o problema de não nos podermos abraçar, a Raquel, a Bia, a Xica, a Tatiana, a Lara e o Matvii decidiram que se podia criar um fato Covid-free, feito de máscaras reutilizáveis, que pode ser desinfectado num chuveiro, para vestirmos sempre que nos queiramos abraçar!

No final, os alunos mostraram na videochamada como se sentiam!