Teach For Portugal

O Projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” foca na redução do absentismo escolar e na promoção do diálogo intercultural através de alternativas de ação “extra-muros” escolares e foi co-fundado pelo Tiago Lobo, Alumni Teach For Portugal, e pelo mediador municipal e intercultural do Espaço T/PMMI, Licínio Fernandes. O projeto iniciado pelo Mentor da 1ª geração Teach For Portugal durante os 2 anos em que esteve a colaborar no Agrupamento de Escolas do Cerco no Porto  vai diretamente ao encontro dos alunos e famílias nos seus contextos de socialização com o intuito de (re)conectá-los à escola através de uma presença comunitária de intensa proximidade, na qual a rua é um espaço privilegiado de aprendizagens, reinvenção dos laços sociais e das relações aluno-família-escola.
Os dados do problema
“Os níveis e taxas de absentismo escolar no Agrupamento de Escolas (AE) do Cerco do Porto são muito elevados, em especial, quando falamos da Escola Básica do Cerco. Veja-se, a título de exemplo, que no ano letivo 2019/2020, na Escola Básica do Cerco, 25% dos alunos (1/4) foram referenciados por absentismo escolar (ainda antes da pandemia). A maior parte destes alunos são pertencentes às comunidades ciganas. Era – e é – uma angústia para nós, quando a sala, a escola, está meio cheia, ou meio vazia. A realidade do absentismo é esta: o vazio. E esse vazio assusta-nos. O projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” surgiu como forma de tornar a ausência em presença: nós acreditávamos que era possível fazer alguma coisa, que era possível fazer diferente. Se os miúdos não estavam ali, eles tinham de estar algures. E fomos sempre até a eles: levando o princípio de democratização de acesso à escola e à educação ao seu limite. Há, de facto, ‘alternativas’. E vimos que estas alternativas funcionam, que somos capazes de criar curto-circuitos nas dinâmicas de absentismo” explica Tiago Lobo.
Dados de impacto
Os dados de impacto falam por si: “o tempo adicional que os alunos passaram em aulas é 70 vezes maior do que o tempo investido pelo projeto nas ações. Isto significa que a meia hora investida em cada aluno e família se converteu numa semana ‘a mais’ de presença em aulas. Com cerca de 32 minutos investidos no aluno e família “extra-aula” (dentro e fora de escola), houve um retorno de mais 23 horas de presenças em aulas em relação ao período pré-intervenção do projeto.”
Como alcançar isto: As Estratégias
“Um Cerco Educativo-Alternativo” desdobra-se na utilização de 13 alternativas de ação “extra-muros” no contexto ecológico das comunidades que o AE Cerco serve:
1.  Anamnése de rua ou anamnése ambulatória
2. Formação e manutenção da aliança educativa
3. Entrevista motivacional
4. Comunicação intercultural
5. Recolha e apoios alimentares
6. Visitas domiciliárias e “Relentless Outreach”
7. Negociação & Gestão e Mediação de Conflitos
8. Encaminhamentos
9. Sala-de-aula de rua & Home Schooling
10. Promoção de encontros família-escola
11. Apoio emocional e aconselhamento (mentorias)
12. Advocacia pelos direitos humanos e justiça intercultural
13. Design & Implementação de Jogos
Explicando mais a fundo
“Sobre a estratégia “6. Visitas Domiciliárias e Relentless Outreach” em várias situações, acontece que não é possível encontrar o aluno/a ou o seu encarregado de educação ou algum familiar, nem no contexto de rua/espaço público, nem contactá-lo pela via telefónica, pelo que a única maneira de os contactar é procurar, perguntar, observar, recolher informação e alcançar. Onde quer que eles estejam e como estejam, não importa, nós vamos lá. No “13. Design e Implementação de Jogos” o projeto inventa, desenha e implementa os seus próprios jogos, através de estratégias de gamificação, com diversos objetivos. Na 9. Sala-de-aula de rua acontece que individualmente ou em grupo, no espaço público e reunindo-se as condições físicas para o fazer, as crianças e jovens realizam tarefas escolares sob nossa orientação e são expostas a conteúdos de aprendizagem duma forma didática que é imediatamente relacionável com a realidade em seu redor no momento, ou com as culturas locais, permitindo dar sentido às aprendizagens: os bancos, as escadarias de blocos, os passeios, uma caminhada em movimento, todos podem virar instrumentos e sítios escolares.”
Procuram um investidor social
No âmbito de candidatura já realizada para os Planos de Inovação e Empreendedorismo Social das Parcerias para o Impacto (Portugal Inovação Social), o Projeto “Um Cerco Educativo-Alternativo” procura um  investidor social (parceiro) que se junte ao projeto e possa contribuir para a sua sustentabilidade, expandindo o seu impacto positivo.
Isto possibilitará:
– ter um impacto a médio e longo-prazo na vida das crianças e no absentismo;
– expandir a equipa (inclusive, contratar jovens do bairro);
– aumentar a qualidade do trabalho educativo de rua.
A (auto)avaliação do processo de implementação e do impacto permitem estimar uma redução do absentismo a curto-prazo (durante a intervenção e 1-3 meses após intervenção) de cerca de 30% (em média) quer (1) a nível de faltas de cada aluno, quer (2) a nível do nº alunos em situação de absentismo grave nas turmas acompanhadas.