Teach For Portugal

“‘O encontro entre duas pessoas é como o contacto entre duas substâncias químicas: se houver uma reação, ambas são transformadas.’

Esta é uma reflexão de Carl Jung que me acompanha há algum tempo. Dessa forma tento sempre ver o encontro com o outro como uma oportunidade de conhecer mais e enriquecer-me, abrir-me à transformação que esse encontro pode possibilitar.

O Instituto de Verão, a formação intensiva que antecede a entrada dos Mentores Teach For Portugal nas escolas, tem presente vários “ingredientes” que possibilitam o desenvolvimento e a transformação pessoal. Um desses ingredientes essenciais é a possibilidade de observar colegas Mentores a liderar sessões de aprendizagem, nas diversas disciplinas e turmas.

Já depois da entrada na escola como Mentora Teach For Portugal, voltei a ter essa experiência de observação. A vontade e o sentido de possibilidade permitiram acontecer este ‘job shadowing‘.


Acompanhando a minha tutora pedagógica Heloísa numa das suas observações mensais, fomos observar o trabalho da minha colega Vanessa, na aula de Matemática onde colabora com a Professora Dinora, na Escola Básica Júlio Dinis, em Grijó. Depois da entrada agitada dos alunos, a Mentora Vanessa e a Professora Dinora colocaram uma música calma. Sem instruções, os alunos reagiram à música como sinal para um exercício que já conheciam: em posição de relaxamento passaram os primeiros minutos da aula a fazer um exercício de respiração e concentração. Após o exercício a música continuou a tocar em pano de fundo de forma muito suave. Os alunos foram capazes de autorregular o seu tom de voz e comportamento durante toda a aula.


No final senti-me muito surpreendida de como não foram necessários “sermões” ou instruções demoradas, pois os alunos já tinham interiorizado a prática. Pensava já sugerir aos professores com que colaboro introduzirmos esta dinâmica nas turmas que acompanho, mas por vezes a operacionalização das ideias não é assim tão clara. A Vanessa explicou-me então que a consistência da prática era a chave do sucesso – ‘o importante é não desistir’.

De volta à E.B 2,3 da Galiza, onde estou alocada como Mentora Teach For Portugal, trouxe estes ingredientes importantes comigo, e iniciámos já esta prática de concentração e autorregulação nas turmas que acompanho. Apesar de alguma resistência inicial, alguns alunos já me perguntam no intervalo – ‘Vamos fazer aquele exercício para relaxar no início da aula?’.

Estou grata à minha tutora pedagógica Heloísa, à minha colega Mentora Vanessa e à professora Dinora pela disponibilidade e partilha, e aos professores com que colaboro pela abertura em experimentarmos novas estratégias.”

Autora: Carolina Reis
Mentora da 3ª Geração da Teach For Portugal no Agrupamento de Escolas de S. João do Estoril