Teach For Portugal

Os créditos destas fantásticas palavras são do Filipe Jeremias, tutor pedagógico do Projeto GAP 👇 👇 👇
“‘Ação sem visão é tempo perdido.
Visão sem ação, é apenas sonhos,
Mas visão com ação, pode mudar o mundo’
Nelson Mandela
Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem foi lançado pela durante o período letivo 20/21, de forma a ajudar 2500 alunos do ensino básico e secundário, de 42 agrupamentos de escolas, e apoiados por 41 mentores e 23 professores voluntários, com intenção inicial de recuperar aprendizagens perdidas* em Português, Inglês e Matemática, bem como a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.
Contou com vários apoios e parceiros, desde o Ministério da Educação que identificou as escolas a intervir, à Sociedade Portuguesa de Matemática, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês e à Universidade do Porto e Universidade do Minho que deram apoio na formação e nas bolsas de professores voluntários.
A implementação, coordenação e capacitação foi feita pela (maravilhosa) Associação Teach For Portugal através de um sistema de mentorias. Resumidamente a proposta era simples, compactar aquilo que é o Programa de Desenvolvimento e Liderança da TFP, (cuja duração é de dois anos) em apenas seis meses.
Candidataram-se ao programa 427 pessoas, sendo que apenas 96 candidatos, passaram ao centro de avaliação para um processo de selecção exigente, integrando e capacitando intensivamente, perto de 40 mentores e mentoras que embarcaram nesta aventura sendo colocados nas escolas no início de janeiro de 2021.” Obrigada Filipe! 🙏
Revemo-nos nesta gratidão por termos conseguido, juntos, ir mais longe!
À maravilhosa gestora de projeto Rebeca Sá Couto, ao Filipe Jeremias, a toda a equipa da Fundação Calouste Gulbenkian que esteve sempre lado a lado – Pedro Cunha, Gina Lemos, equipa de comunicação e tantos outros.
👉 Aos mentores GAP! Guerreiros e heróis nesta batalha, lidando com a emergência de não deixar nenhuma criança e jovem para trás. Resiliência foi a chave neste desconhecido. Obrigado a todas e todos!
Podemos sempre fazer a diferença! Acreditemos!