Teach For Portugal

“O meu percurso na escola tem sido marcado principalmente pelo acumular de aprendizagens que me ajudam a melhorar enquanto pessoa e profissional.

Para este meu crescimento, tem sido fundamental o constante feedback por parte de alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Só com estas aprendizagens e constantes conversas sobre o meu desempenho é que consigo perceber como melhorar de forma a conseguir corresponder às expectativas e necessidades daqueles com quem todos os dias trabalho.”

✍️Luís Vasconcelos – Mentor no 2º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança

“O Luís é um profissional muito competente em todos os âmbitos relativos aos trabalhos nos quais se envolve, tendo sempre em consideração a sequência, a profundidade e a interrelação entre os diversos temas, trabalhos, estratégias e atividades. Realiza uma planificação cuidada das diversas tarefas, tendo em conta as competências a desenvolver, bem como atitudes e valores, procurando, ao mesmo tempo, definir estratégias nas quais haja espaço para interagir com os alunos e comigo. O Luís tem a preocupação de promover o trabalho colaborativo, estimulando todos a partilharem ideias, opiniões e argumentos.

Empenha-se verdadeiramente no seu desempenho, envolve os outros com facilidade e desenvolve empatia com toda a comunidade educativa. Procura criar, na escola, um ambiente de alegria e de profissionalismo, participando em toda a vida da escola. Trabalhar com o Luis é ver o seu sentido de responsabilidade, a excelência, a integridade, o sentido de dever e o respeito pelos outros (alunos, docentes, funcionários) são comportamentos que constituem a essência do seu profissionalismo. Ele mostra conhecimento e competência no saber, no saber fazer, mesmo no querer fazer e em tudo o que faz. Mostra proatividade, foco, determinação e mesmo paixão em todos as tarefas que realiza. O seu comprometimento real constitui uma mais valia para esta escola.”

✍️Professora-Mentora Ana Cláudia Oliveira

A cultura de feedback é para nós um dos alicerces mais poderosos do trabalho colaborativo e do progresso! Dar feedback é valorizar o trabalho do outro, estar atento, reflectir sobre as implicações e desafiar o outro a exceder-se. Receber e pedir feedback é parte da mentalidade de crescimento, da estratégia de avaliar o que foi feito, de escutar ativamente a perspectiva do outro e repensar, sem nunca perder de vista o objetivo.

Em momentos de formação, coaching ou após a observação de aulas frequentemente indicamos 3 What Went Well e 2 Even Better If… Assim, os aspectos a valorizar são mais do que os a melhorar!

 

Autor: Luís Vasconcelos – Mentor no 2º ano do Programa de Desenvolvimento de Liderança