Teach For Portugal

Autoras: Susete Vaz Pedro & Maria Inês Gonçalves – Mentoras do 1.º ano do Programa

Quase como magia, uma velha casinha de madeira tornou-se num espaço colorido, pronto para tornar sonhos em realidade. Com o mote “Este espaço é a tua voz”, nós quisemos proporcionar aos alunos oportunidades de realização de ideias e projetos.

Neste “porto seguro”, qualquer um é convidado a dar sugestões para melhorar a escola, e organizar workshops tendo em conta os seus talentos, conhecimentos ou gostos. Para além disso, poderá ser um agregador de notícias boas que acontecem na escola; e ainda convidar pessoas da comunidade escolar para partilhar assuntos do interesse dos alunos.

Apesar de estarmos muito no início, já vemos pequenos passos! Nós, como mentoras, estamos sempre presentes, o que lhes dá a oportunidade de se reunirem à volta do espaço, pomos música nos intervalos como incentivo à nomeação de DJs temporários: os alunos! A verdade é que todos querem essa responsabilidade e fazem-no muito bem. É muito interessante vê-los a querer fazer parte do movimento e assumirem um papel ativo com responsabilidade e liderança!

Imaginação e curiosidade são os ingredientes principais para motivar os alunos a criar e desenvolver. Atingir o máximo potencial é aproveitar todas as oportunidades para ser, aprender, errar, colaborar… e não há nada melhor do que fazê-lo na escola!

 

 

Conhecer todos os mentores aqui.