QUEM SOMOS

EQUIPA

 

DIREÇÃO

 

PARTICIPANTES

PEDRO ALMEIDA

Co-fundador | Direção Geral

 

Licenciei-me em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP, e fiz depois um MBA no INSEAD. Trabalhei em Londres como analista de uma consultora para cadeias de Distribuição alimentar e na Bain em Madrid como Consultor de Estratégia. Sou Diretor de Marketing Estratégico num grupo industrial multinacional, nos Estados Unidos e em Portugal, e já passei pelas áreas financeiras e de desenvolvimento de negócio. Para além de dar aulas durante a Faculdade, fiz voluntariado em Angola onde dei aulas de inglês em comunidades mais vulneráveis. Esta experiência transformadora foi a base da criação da Teach For Portugal, porque não aceito a atual realidade de tantas crianças, desde o momento em que nascem, terem tão poucas oportunidades de se desenvolverem.

MARIA AZEVEDO

Co-fundadorA | RECRUTAMENTO

 

Licenciada em Bioquímica, fiz investigação na área do cancro durante 10 anos. Trabalhei e vivi em Portugal, Londres e Madrid.

No final do Doutoramento tive a oportunidade de me mudar para Manvi, uma pequena cidade no centro da Índia, onde ao longo de 1 ano dei aulas de Biologia e Química ao ensino secundário. Aquilo que aprendi com os meus alunos e com as crianças do orfanato em que vivi foi bem mais do que ensinei. Este ano mudou-me para sempre. Em 2015 juntei-me ao Pedro na fundação da Teach For Portugal porque acredito que só a transformação da educação pode tornar o nosso mundo mais justo. É nesse mundo melhor que quero que os meus filhos e todas as crianças cresçam.

É um privilégio poder contribuir para a mudança!

NATALI MARTINS

Tutoria | Desenvolvimento de Liderança

 

Nasci e cresci em Andorra, filha de emigrantes portugueses. Estudei no sistema francês, e com o sonho de tornar-me professora estudei Línguas e Literaturas Modernas com especialização em Ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Paralelamente, como voluntária da Cruz Vermelha, ajudei na coordenação e implementação de um ATL num bairro social em Fafe. Fiz um Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na FLUP e, com uma bolsa Fulbright, um Master of Comparative and International Education em Teachers College, Columbia University. Após dois anos intensos em Nova Iorque, regressei em 2010 a Portugal, e desde então, dei aulas no ensino dito “superior” e, com o meu marido, formamos uma família dita “numerosa” e um centro de estudos dito “alternativo”. Sou uma pessoa inquieta e optimista que gosta de aprender nomeadamente ferramentas ligadas ao desenvolvimento pessoal e sustentável e de estar envolvida em projetos locais que sinto estão alinhados com o mote de vida que me transmitiram em TC, atribuído a Gandhi “Be the change you want to see in the world” (“Sê a mudança que queres ver no mundo”). É nesse sentido que me sinto muito grata por fazer parte da “Teach”!

Jon de Andres Garay

 

Nasci e cresci numa pequena cidade chamada Mondragon, no coração do País Basco, norte da Espanha. Graduei-me em Liderança, Empreendedorismo e Inovação (LEINN), na Mondragon Unibertsitatea e sempre tive interesse pelas causas sociais. Trabalhei no Brasil e em São Francisco, Califórnia, em gestão de projetos e comunicação com cooperativas de catadores e com empreendedores de pequenos negócios numa ONG (Renaissance Entrepreneurship Center). Também participei no programa Empieza por Educar (Teach For Spain) em Madrid, e todas as experiências me levaram à mesma conclusão: Se queremos transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável, as pessoas, independente de sua origem e condições, têm que ter a oportunidade de desenvolver o seu potencial, e precisamos de um sistema educativo que as ajude a lá chegar. Estou muito feliz por fazer parte da TFP e contribuir com sua missão!

MARTA VIEIRA DE SÁ

PARCERIAS PÚBLICO E PRIVADO

 

Pós-graduada em Gestão pela Porto Business School, trabalhei nos últimos 10 anos na área da Educação, como responsável regional de parcerias publicas e privadas. Desde cedo percebi que a minha paixão era a educação e é para mim um privilégio contribuir diariamente para uma educação mais igualitária para todos. ​Estou convicta de que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” ( Nelson Mandela ), fazer parte dessa mudança dá um sentido único à minha vida! Nem que seja num só aluno! ​O meu maior desafio são os meus 3 filhos que me dão energia e alegria constante.

ANA MARQUES

ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

 

Comecei a trabalhar aos 18 anos no ramo de seguradoras e, após uma paragem de 8 anos nos estudos, licenciei-me em Ciências Sociais em 2015.

Nesse percurso, passei por funções ligadas à gestão de clientes até ao marketing e comunicação. Em 2016, iniciei funções de Marketing estratégico e analista num grupo industrial multinacional. Nessa altura conheci a Teach for Portugal, tendo-me imediatamente identificado com a sua visão,

a de que todas as crianças devem ter um caminho de escolhas. Atualmente trabalho como consultora em projectos de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

MIGUEL MOREIRA RATO

 

Ex-Director de Comunicação

da Teach For All

-

Sócio e CEO Adagietto

 

TIAGO BORGES

 

CEO da TBI

-

Business Angel

-

Investidor Social

 

MARGARIDA CABRAL

 

Advogada

-

Sócia da Morais Leitão

 

PAULO PISANO

 

Director de Pessoas (HR) na GALP

Rita SILVA DOMINGUES

 

Board BA Glass

 

Luís Vasconcelos

 

Licenciatura em Sociologia - FLUP

Aluno de Mestrado em Gestão de Organizações do 3º Setor - ESTG

 

28 anos

 

Áreas de interesse: Teatro, Educação,

Organizações do Terceiro Setor, Politica.

 

Sou membro Fundador do Núcleo de alunos de Sociologia em 2012 e de dois outros projetos de jovens na área social, Palcodinovação e Palpitinédito. Fui secretário do Concelho Municipal da Juventude e participei no Projeto Caerus (CLDS 3G) dando formação em muitas áreas. Apaixonado por rugby (praticando durante 5 anos) e ator amador num grupo de teatro.

Teresa soares

 

Licenciatura em Ciências da Engenharia com Perfil em Engenharia Mecânica - FEUP

 

21 anos

 

Áreas de interesse: Pedagogias alternativas, projetos/movimentos comunitários

 

Fui voluntária na Costa Rica num centro comunitário e num orfanato e em duas escolas no Brasil – uma de pedagogia Waldorf e outra de Project Based Learning. Durante quatro anos, fui voluntária e membro da direção da Associação O Meu Lugar No Mundo, onde dinamizei diferentes projetos com crianças de contextos desfavoráveis. Fundei um site de partilha gratuita de material de estudo para alunos do secundário.

Manuella ferreira

 

Licenciatura em Medicina Dentária - UFPR

Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde - Universidade do Minho

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Inteligência Emocional

 

Tenho nove anos de prática como médica dentista e especializei-me em desvitalização. Apesar de apaixonada pela profissão descobri, através de voluntariados, que amo trabalhar com crianças e ajudá-las a perceber o mundo e a si mesmas.

Margarida ramirez

 

Licenciatura em Ciências da Educação - FPCEUC

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Teatro

 

Participei e coordenei diferentes atividades cívicas e associativas, incluindo na Associação Académica de Coimbra, na UPrise Talent e na AIESEC . Foi ainda através desta organização que fiz voluntariado internacional em Cabo Verde, na Escola Secundária Regina Silva. Estou inteiramente comprometida com a inversão da tendência no que toca às desigualdades de oportunidades e acredito que a educação é o meio privilegiado para o fazer.

catarina ferreira

 

Licenciatura em Ciências

da Comunicação - ISMAI

Mestrado em Gestão de Design - IPAM

Aluna de Licenciatura em Psicologia - ISMAI

 

25 anos

 

Áreas de interesse: Comportamento, Design

 

Sou escuteira do Corpo Nacional de Escutas e em 2017 fiz voluntariado internacional no campo mundial escutista KISC na Suíça. Creio que o meu principal contributo para a educação reside na capacidade de estabelecer pontes, entre conhecimentos ou pessoas, e gerir recursos com soluções criativas. Considero fundamental compreender o que o outro procura e precisa para além do que verbaliza.

Daniela Paninho

 

Mestrado em Psicologia Clínica - FPCEUP

    Certificação Internacional em

Coaching - ALLCAN

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Psicologia,

Desenvolvimento Pessoal

 

Desde que me conheço que sou movida pela vontade de capacitar o outro a fazer mais por si e pelos outros. Descomplicada, pragmática, focada, ambiciosa, e resiliente. Encontro no trabalho para as pessoas e com as pessoas “a minha praia”. Defendo o potencial humano de cada um para melhorar o Mundo. Inconformista, autodidata, curiosa, flexível e perspicaz e fã do “hands-on”. Ação!

Ana marta silva

 

Licenciatura em Biologia - UTAD

Mestrado em Biologia - UTAD

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Política, Educação

e Desenvolvimento Social

 

O contacto com a educação e com os desafios do sistema de ensino foi-me proporcionado no meu primeiro emprego, num centro de estudo. O exercício de funções enquanto deputada municipal reforçou a minha preocupação com o funcionamento do sistema educativo e com a estreita relação entre as oportunidades e o contexto socioeconómico de cada aluno. Espero contribuir para a melhoria das políticas públicas de educação em Portugal.

Carla lemos

 

Licenciada em Ciências Biomédicas

Aluna de Mestrado em Economia e Gestão

 de Serviços de Saúde

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Gestão, Música, Ciência

 

Proatividade e profissionalismo definem desde sempre a minha forma de encarar desafios e projectos. Gosto de trabalhar com pessoas para pessoas. Gosto de criatividade. Gosto de estar no papel de quem ensina e de quem aprende. E, por fim, gosto de música, de um passeio ao ar livre e de algum tempo só para mim e para quem me é mais querido.

INÊS Sá COUTO

 

Licenciatura e Mestrado em Direito

 – Universidade Católica

 

26 anos

 

Áreas de interesse: Direitos Humanos; Ação social

 

O que me move é contribuir para a resposta a problemas sociais complexos. Fiz voluntariado em Marrocos, em Angola e nos Açores em contextos de exclusão social e foram estas vivências que me permitiram perceber o poder da educação na redução de desigualdades. Acredito que esta bagagem e o meu inconformismo podem ser o meu maior contributo neste projeto.

Joana Caldas

 

Mestrado em Ed. Pré-Escolar e Ensino do 1CEB

Pós-Graduação em Sociologia da Infância e Direitos da Criança

 

30 anos

 

Áreas de interesse: Educação, Intervenção social

 

Sou apaixonada pela educação e pelo seu impacto transformador na vida de cada um. Fui voluntária e coordenei a direção nacional do Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar. Conheci e trabalhei em projetos onde a educação faz diariamente a diferença em Moçambique, Quénia e Brasil. Acredito que todos têm o direito de percorrerem um caminho que lhes permita atingir o seu potencial.

Marta lima

 

Licenciatura em Direito - Universidade do Porto

Inscrição na Ordem dos Advogados

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Educação,

Serviço Social e Direito

 

Sou movida pela vontade de partilhar e de encontrar soluções para ajudar os outros. Faço voluntariado na Serve The City e colaborei no Espaço T como jurista e formadora. Ambas as instituições cultivam a pertença de pessoas em risco de exclusão social.

Vivi um ano no exterior e acredito que as experiências mais transformadoras são aquelas em que nos permitimos ver através dos olhos dos outros.

Pedro pinto

 

Licenciatura em Filosofia - FLUP

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário - FLUP

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Literatura

 

O gosto pela literatura é antigo e foi esse gosto que me levou a co-fundar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto uma revista estudantil - Revista Alegre - onde todos pudessem ter uma voz ativa de forma gratuita. Os voluntariados realizados fazem-me ter a certeza de que o meu futuro passa pela educação.

Tiago lobo

 

Licenciatura em Criminologia - FDUP

Pós-graduação em Criminologia - FDUP

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Criminologia Desenvolvimental, Prevenção social do crime, Poesia, Educação de rua.

 

Ciência, Prática, Filosofia e Mixofilia: a estética híbrida dum pensamento fractal, disruptivo, exótico e mestiço. Identidade por ilhotas de alteridade. Criminólogo por paixão, fui bolseiro no projeto comunitário Cercar-te. Co-fundei o ZARPAR, programa de prevenção desenvolvimental – Escola de Criminologia, FDUP. Fui eleito para projetos de Erasmus+ para educadores de rua. Membro da plataforma portuguesa da rede internacional de trabalhadores de rua – DISWN.

Benedita Ayres pereira

 

Licenciatura em Serviço Social - ISSSP

Aluna de Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

 

29 anos

 

Áreas de interesse: trabalho com as famílias; desigualdades educativas; comportamentos

de risco

 

Considero fulcral lutar pela equidade e justiça social, pois todo o ser humano merece uma vida com dignidade e não pode ser o meio de origem a determinar o seu percurso nem a inibir o seu bem-estar, reconhecimento, respeito e valorização.

Fiz voluntariado com crianças, idosos, pessoas em situação de carência, doença e isolamento social, e em comunidades em geral.

catarina Amorim

 

Mestrado Integrado em Engenharia

Biomédica - FCT-UNL

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Música, Psicologia, Educação

 

Após ter feito voluntariado com crianças e jovens institucionalizados durante alguns anos percebi duas coisas: que tive uma sorte imensa por ter nascido num contexto extremamente favorável ao meu sucesso e que quero poder ter um impacto positivo nas vidas dos jovens que não tiveram esta sorte, mas que têm tanto potencial dentro de si.

Francisca santos

 

Licenciatura em Direito

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Integração, Música, Educação

 

Desde cedo que acredito que as relações que criamos são aquilo que tem mais impacto na nossa vida e que uma boa relação pode trazer muitos frutos. Assim, acredito no poder que uma relação aluno-professor tem na educação e quero, com base na experiência que tenho tido ao longo de 6 anos crianças de diferentes meios sócio-económicos e sociais, partir dessa relação para ajudar cada criança a reconhecer o seu potencial.

Ricardo Vieira

 

Mestrado Eng. Química

Consultor LifeStyle

 

33 anos

 

Áreas de interesse: Educação, Ciência, Investigação, Desenvolvimento Pessoal

 

O Ricardo tem uma larga experiência na industria, na área de inovação e desenvolvimento. É consultor de desenvolvimento pessoal e decidiu direcionar mais o seu tempo e energia para o que acredita ser a plataforma de transformação social, a educação. Tem um passado na alta competição de combate em Taekwondo, sendo agora praticante de voleibol e outros diversos desportos de contacto com a natureza. É um amante de filosofia e de artes.

CANDIDATA-TE

 

Estás a pensar no que vais fazer com o teu futuro?

 

Pensa no que podes fazer com o futuro deles.

 

Teach for Portugal. Começa por ti.

FALA CONNOSCO

QUEM SOMOS

EQUIPA

 

DIREÇÃO

 

PARTICIPANTES

PEDRO ALMEIDA

Co-fundador | Direção Geral

 

Licenciei-me em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP, e fiz depois um MBA no INSEAD. Trabalhei em Londres como analista de uma consultora para cadeias de Distribuição alimentar e na Bain em Madrid como Consultor de Estratégia. Sou Diretor de Marketing Estratégico num grupo industrial multinacional, nos Estados Unidos e em Portugal, e já passei pelas áreas financeiras e de desenvolvimento de negócio. Para além de dar aulas durante a Faculdade, fiz voluntariado em Angola onde dei aulas de inglês em comunidades mais vulneráveis. Esta experiência transformadora foi a base da criação da Teach For Portugal, porque não aceito a atual realidade de tantas crianças, desde o momento em que nascem, terem tão poucas oportunidades de se desenvolverem.

MARIA AZEVEDO

Co-fundadorA | RECRUTAMENTO

 

Licenciada em Bioquímica, fiz investigação na área do cancro durante 10 anos. Trabalhei e vivi em Portugal, Londres e Madrid.

No final do Doutoramento tive a oportunidade de me mudar para Manvi, uma pequena cidade no centro da Índia, onde ao longo de 1 ano dei aulas de Biologia e Química ao ensino secundário. Aquilo que aprendi com os meus alunos e com as crianças do orfanato em que vivi foi bem mais do que ensinei. Este ano mudou-me para sempre.

Em 2015 juntei-me ao Pedro na fundação da Teach For Portugal porque acredito que só a transformação da educação pode tornar o nosso mundo mais justo. É nesse mundo melhor que quero que os meus filhos e todas as crianças cresçam.

É um privilégio poder contribuir para a mudança!

NATALI MARTINS

Tutoria | Desenvolvimento de Liderança

 

Nasci e cresci em Andorra, filha de emigrantes portugueses. Estudei no sistema francês, e com o sonho de tornar-me professora estudei Línguas e Literaturas Modernas com especialização em Ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Paralelamente, como voluntária da Cruz Vermelha, ajudei na coordenação e implementação de um ATL num bairro social em Fafe. Fiz um Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na FLUP e, com uma bolsa Fulbright, um Master of Comparative and International Education em Teachers College, Columbia University. Após dois anos intensos em Nova Iorque, regressei em 2010 a Portugal, e desde então, dei aulas no ensino dito “superior” e, com o meu marido, formamos uma família dita “numerosa” e um centro de estudos dito “alternativo”. Sou uma pessoa inquieta e optimista que gosta de aprender nomeadamente ferramentas ligadas ao desenvolvimento pessoal e sustentável e de estar envolvida em projetos locais que sinto estão alinhados com o mote de vida que me transmitiram em TC, atribuído a Gandhi “Be the change you want to see in the world” (“Sê a mudança que queres ver no mundo”). É nesse sentido que me sinto muito grata por fazer parte da “Teach”!

Jon de Andres Garay

 

Nasci e cresci numa pequena cidade chamada Mondragon, no coração do País Basco, norte da Espanha. Graduei-me em Liderança, Empreendedorismo e Inovação (LEINN), na Mondragon Unibertsitatea e sempre tive interesse pelas causas sociais.

 

Trabalhei no Brasil e em São Francisco, Califórnia, em gestão de projetos e comunicação com cooperativas de catadores e com empreendedores de pequenos negócios numa ONG (Renaissance Entrepreneurship Center). Também participei no programa Empieza por Educar (Teach For Spain) em Madrid, e todas as experiências me levaram à mesma conclusão: Se queremos transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável, as pessoas, independente de sua origem e condições, têm que ter a oportunidade de desenvolver o seu potencial, e precisamos de um sistema educativo que as ajude a lá chegar.

 

Estou muito feliz por fazer parte da TFP e contribuir com sua missão!

MARTA VIEIRA DE SÁ

PARCERIAS PÚBLICO E PRIVADO

 

Pós-graduada em Gestão pela Porto Business School, trabalhei nos últimos 10 anos na área da Educação, como responsável regional de parcerias publicas e privadas.

Desde cedo percebi que a minha paixão era a educação e é para mim um privilégio contribuir diariamente para uma educação mais igualitária para todos.

​Estou convicta de que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” ( Nelson Mandela ), fazer parte dessa mudança dá um sentido único à minha vida! Nem que seja num só aluno!

​O meu maior desafio são os meus 3 filhos que me dão energia e alegria constante.

ANA MARQUES

ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

 

Comecei a trabalhar aos 18 anos no ramo de seguradoras e, após uma paragem de 8 anos nos estudos, licenciei-me em Ciências Sociais em 2015.

Nesse percurso, passei por funções ligadas à gestão de clientes até ao marketing e comunicação. Em 2016, iniciei funções de Marketing estratégico e analista num grupo industrial multinacional.

Nessa altura conheci a Teach for Portugal, tendo-me imediatamente identificado com a sua visão, a de que todas as crianças devem ter um caminho de escolhas.

Atualmente trabalho como consultora em projectos de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

TIAGO BORGES

 

CEO da TBI

-

Business Angel

-

Investidor Social

 

MIGUEL MOREIRA RATO

 

Ex-Director de Comunicação

da Teach For All

-

Sócio e CEO Adagietto

 

MARGARIDA CABRAL

 

Advogada

-

Sócia da Morais Leitão

 

PAULO PISANO

 

Director de Pessoas (HR) na GALP

 

Rita SILVA DOMINGUES

 

Board BA Glass

Luís Vasconcelos

 

Licenciatura em Sociologia - FLUP

Aluno de Mestrado em Gestão de Organizações do 3º Setor - ESTG

 

28 anos

 

Áreas de interesse: Teatro, Educação, Organizações do Terceiro Setor, Politica.

 

Sou membro Fundador do Núcleo de alunos de Sociologia em 2012 e de dois outros projetos de jovens na área social, Palcodinovação e Palpitinédito. Fui secretário do Concelho Municipal da Juventude e participei no Projeto Caerus (CLDS 3G) dando formação em muitas áreas. Apaixonado por rugby (praticando durante 5 anos) e ator amador num grupo de teatro.

Teresa soares

 

Licenciatura em Ciências da Engenharia com Perfil em Engenharia Mecânica - FEUP

 

21 anos

 

Áreas de interesse: Pedagogias alternativas, projetos/movimentos comunitários

 

Fui voluntária na Costa Rica num centro comunitário e num orfanato e em duas escolas no Brasil – uma de pedagogia Waldorf e outra de Project Based Learning. Durante quatro anos, fui voluntária e membro da direção da Associação O Meu Lugar No Mundo, onde dinamizei diferentes projetos com crianças de contextos desfavoráveis. Fundei um site de partilha gratuita de material de estudo para alunos do secundário.

Manuella ferreira

 

Licenciatura em Medicina Dentária - UFPR

Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde - Universidade do Minho

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Inteligência Emocional

 

Tenho nove anos de prática como médica dentista e especializei-me em desvitalização. Apesar de apaixonada pela profissão descobri, através de voluntariados, que amo trabalhar com crianças e ajudá-las a perceber o mundo e a si mesmas.

Margarida ramirez

 

Licenciatura em Ciências da Educação - FPCEUC

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Teatro

 

Participei e coordenei diferentes atividades cívicas e associativas, incluindo na Associação Académica de Coimbra, na UPrise Talent e na AIESEC . Foi ainda através desta organização que fiz voluntariado internacional em Cabo Verde, na Escola Secundária Regina Silva. Estou inteiramente comprometida com a inversão da tendência no que toca às desigualdades de oportunidades e acredito que a educação é o meio privilegiado para o fazer.

catarina ferreira

 

Licenciatura em Ciências

da Comunicação - ISMAI

Mestrado em Gestão de Design - IPAM

Aluna de Licenciatura em Psicologia - ISMAI

 

25 anos

 

Áreas de interesse: Comportamento, Design

 

Sou escuteira do Corpo Nacional de Escutas e em 2017 fiz voluntariado internacional no campo mundial escutista KISC na Suíça. Creio que o meu principal contributo para a educação reside na capacidade de estabelecer pontes, entre conhecimentos ou pessoas, e gerir recursos com soluções criativas. Considero fundamental compreender o que o outro procura e precisa para além do que verbaliza.

Daniela Paninho

 

Mestrado em Psicologia Clínica - FPCEUP

    Certificação Internacional em

Coaching - ALLCAN

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Psicologia,

Desenvolvimento Pessoal

 

Desde que me conheço que sou movida pela vontade de capacitar o outro a fazer mais por si e pelos outros. Descomplicada, pragmática, focada, ambiciosa, e resiliente. Encontro no trabalho para as pessoas e com as pessoas “a minha praia”. Defendo o potencial humano de cada um para melhorar o Mundo. Inconformista, autodidata, curiosa, flexível e perspicaz e fã do “hands-on”. Ação!

Ana marta silva

 

Licenciatura em Biologia - UTAD

Mestrado em Biologia - UTAD

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Política, Educação

e Desenvolvimento Social

 

O contacto com a educação e com os desafios do sistema de ensino foi-me proporcionado no meu primeiro emprego, num centro de estudo. O exercício de funções enquanto deputada municipal reforçou a minha preocupação com o funcionamento do sistema educativo e com a estreita relação entre as oportunidades e o contexto socioeconómico de cada aluno. Espero contribuir para a melhoria das políticas públicas de educação em Portugal.

Carla lemos

 

Licenciada em Ciências Biomédicas

Aluna de Mestrado em Economia e Gestão

 de Serviços de Saúde

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Gestão, Música, Ciência

 

Proatividade e profissionalismo definem desde sempre a minha forma de encarar desafios e projectos. Gosto de trabalhar com pessoas para pessoas. Gosto de criatividade. Gosto de estar no papel de quem ensina e de quem aprende. E, por fim, gosto de música, de um passeio ao ar livre e de algum tempo só para mim e para quem me é mais querido.

INÊS Sá COUTO

 

Licenciatura e Mestrado em Direito

Universidade Católica

 

26 anos

 

Áreas de interesse: Direitos Humanos; Ação social

 

O que me move é contribuir para a resposta a problemas sociais complexos. Fiz voluntariado em Marrocos, em Angola e nos Açores em contextos de exclusão social e foram estas vivências que me permitiram perceber o poder da educação na redução de desigualdades. Acredito que esta bagagem e o meu inconformismo podem ser o meu maior contributo neste projeto.

Joana Caldas

 

Mestrado em Ed. Pré-Escolar e Ensino do 1CEB

Pós-Graduação em Sociologia da Infância

e Direitos da Criança

 

30 anos

 

Áreas de interesse: Educação, Intervenção social

 

Sou apaixonada pela educação e pelo seu impacto transformador na vida de cada um. Fui voluntária e coordenei a direção nacional do Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar. Conheci e trabalhei em projetos onde a educação faz diariamente a diferença em Moçambique, Quénia e Brasil. Acredito que todos têm o direito de percorrerem um caminho que lhes permita atingir o seu potencial.

Marta lima

 

Licenciatura em Direito - Universidade do Porto

Inscrição na Ordem dos Advogados

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Educação,

Serviço Social e Direito

 

Sou movida pela vontade de partilhar e de encontrar soluções para ajudar os outros. Faço voluntariado na Serve The City e colaborei no Espaço T como jurista e formadora. Ambas as instituições cultivam a pertença de pessoas em risco de exclusão social.

Vivi um ano no exterior e acredito que as experiências mais transformadoras são aquelas em que nos permitimos ver através dos olhos dos outros.

Pedro pinto

 

Licenciatura em Filosofia - FLUP

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino

Secundário - FLUP

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Literatura

 

O gosto pela literatura é antigo e foi esse gosto que me levou a co-fundar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto uma revista estudantil - Revista Alegre - onde todos pudessem ter uma voz ativa de forma gratuita. Os voluntariados realizados fazem-me ter a certeza de que o meu futuro passa pela educação.

Tiago lobo

 

Licenciatura em Criminologia - FDUP

Pós-graduação em Criminologia - FDUP

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Criminologia Desenvolvimental, Prevenção social do crime, Poesia, Educação de rua.

 

Ciência, Prática, Filosofia e Mixofilia: a estética híbrida dum pensamento fractal, disruptivo, exótico e mestiço. Identidade por ilhotas de alteridade. Criminólogo por paixão, fui bolseiro no projeto comunitário Cercar-te. Co-fundei o ZARPAR, programa de prevenção desenvolvimental – Escola de Criminologia, FDUP. Fui eleito para projetos de Erasmus+ para educadores de rua. Membro da plataforma portuguesa da rede internacional de trabalhadores de rua – DISWN.

Benedita Ayres pereira

 

Licenciatura em Serviço Social - ISSSP

Aluna de Mestrado em Intervenção Social na Infância

e Juventude em Risco de Exclusão Social

 

29 anos

 

Áreas de interesse: trabalho com as famílias; desigualdades educativas; comportamentos

de risco

 

Considero fulcral lutar pela equidade e justiça social, pois todo o ser humano merece uma vida com dignidade e não pode ser o meio de origem a determinar o seu percurso nem a inibir o seu bem-estar, reconhecimento, respeito e valorização.

Fiz voluntariado com crianças, idosos, pessoas em situação de carência, doença e isolamento social, e em comunidades em geral.

catarina Amorim

 

Mestrado Integrado em Engenharia

Biomédica - FCT-UNL

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Música, Psicologia, Educação

 

Após ter feito voluntariado com crianças e jovens institucionalizados durante alguns anos percebi duas coisas: que tive uma sorte imensa por ter nascido num contexto extremamente favorável ao meu sucesso e que quero poder ter um impacto positivo nas vidas dos jovens que não tiveram esta sorte, mas que têm tanto potencial dentro de si.

Francisca santos

 

Licenciatura em Direito

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Integração, Música, Educação

 

Desde cedo que acredito que as relações que criamos são aquilo que tem mais impacto na nossa vida e que uma boa relação pode trazer muitos frutos. Assim, acredito no poder que uma relação aluno-professor tem na educação e quero, com base na experiência que tenho tido ao longo de 6 anos crianças de diferentes meios sócio-económicos e sociais, partir dessa relação para ajudar cada criança a reconhecer o seu potencial.

Ricardo Vieira

 

Mestrado Eng. Química

Consultor LifeStyle

 

33 anos

 

Áreas de interesse: Educação, Ciência, Investigação, Desenvolvimento Pessoal

 

O Ricardo tem uma larga experiência na industria, na área de inovação e desenvolvimento. É consultor de desenvolvimento pessoal e decidiu direcionar mais o seu tempo e energia para o que acredita ser a plataforma de transformação social, a educação. Tem um passado na alta competição de combate em Taekwondo, sendo agora praticante de voleibol e outros diversos desportos de contacto com a natureza. É um amante de filosofia e de artes.

CANDIDATA-TE

 

Estás a pensar no que vais fazer com o teu futuro?

 

Pensa no que podes fazer

com o futuro deles.

 

Teach for Portugal. Começa por ti.

FALA CONNOSCO

QUEM SOMOS

EQUIPA

DIREÇÃO

PARTICIPANTES

PEDRO ALMEIDA

Co-fundador | Direção Geral

 

Licenciei-me em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP, e fiz depois um MBA no INSEAD. Trabalhei em Londres como analista de uma consultora para cadeias de Distribuição alimentar e na Bain em Madrid como Consultor de Estratégia. Sou Diretor de Marketing Estratégico num grupo industrial multinacional, nos Estados Unidos e em Portugal, e já passei pelas áreas financeiras e de desenvolvimento de negócio. Para além de dar aulas durante a Faculdade, fiz voluntariado em Angola onde dei aulas de inglês em comunidades mais vulneráveis. Esta experiência transformadora foi a base da criação da Teach For Portugal, porque não aceito a atual realidade de tantas crianças, desde o momento em que nascem, terem tão poucas oportunidades de se desenvolverem.

MARIA AZEVEDO

Co-fundadorA | RECRUTAMENTO

 

Licenciada em Bioquímica, fiz investigação na área do cancro durante 10 anos. Trabalhei e vivi em Portugal, Londres e Madrid.

No final do Doutoramento tive a oportunidade de me mudar para Manvi, uma pequena cidade no centro da Índia, onde ao longo de 1 ano dei aulas de Biologia e Química ao ensino secundário. Aquilo que aprendi com os meus alunos e com as crianças do orfanato em que vivi foi bem mais do que ensinei. Este ano mudou-me para sempre.

Em 2015 juntei-me ao Pedro na fundação da Teach For Portugal porque acredito que só a transformação da educação pode tornar o nosso mundo mais justo. É nesse mundo melhor que quero que os meus filhos e todas as crianças cresçam.

É um privilégio poder contribuir para a mudança!

NATALI MARTINS

Tutoria | Desenvolvimento de Liderança

 

Nasci e cresci em Andorra, filha de emigrantes portugueses. Estudei no sistema francês, e com o sonho de tornar-me professora estudei Línguas e Literaturas Modernas com especialização em Ensino na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Paralelamente, como voluntária da Cruz Vermelha, ajudei na coordenação e implementação de um ATL num bairro social em Fafe. Fiz um Mestrado em História, Relações Internacionais e Cooperação na FLUP e, com uma bolsa Fulbright, um Master of Comparative and International Education em Teachers College, Columbia University. Após dois anos intensos em Nova Iorque, regressei em 2010 a Portugal, e desde então, dei aulas no ensino dito “superior” e, com o meu marido, formamos uma família dita “numerosa” e um centro de estudos dito “alternativo”. Sou uma pessoa inquieta e optimista que gosta de aprender nomeadamente ferramentas ligadas ao desenvolvimento pessoal e sustentável e de estar envolvida em projetos locais que sinto estão alinhados com o mote de vida que me transmitiram em TC, atribuído a Gandhi “Be the change you want to see in the world” (“Sê a mudança que queres ver no mundo”). É nesse sentido que me sinto muito grata por fazer parte da “Teach”!

Jon de Andres Garay

 

Nasci e cresci numa pequena cidade chamada Mondragon, no coração do País Basco, norte da Espanha. Graduei-me em Liderança, Empreendedorismo e Inovação (LEINN), na Mondragon Unibertsitatea e sempre tive interesse pelas

causas sociais.

 

Trabalhei no Brasil e em São Francisco, Califórnia, em gestão de projetos e comunicação com cooperativas de catadores e com empreendedores de pequenos negócios numa ONG (Renaissance Entrepreneurship Center). Também participei no programa Empieza por Educar (Teach For Spain) em Madrid, e todas as experiências me levaram à mesma conclusão: Se queremos transformar o mundo num lugar mais justo e sustentável, as pessoas, independente de sua origem e condições, têm que ter a oportunidade de desenvolver o seu potencial, e precisamos de um sistema educativo que as ajude

a lá chegar.

 

Estou muito feliz por fazer parte da TFP e contribuir

com sua missão!

MARTA VIEIRA DE SÁ

PARCERIAS PÚBLICO E PRIVADO

 

Pós-graduada em Gestão pela Porto Business School, trabalhei nos últimos 10 anos na área da Educação, como responsável regional de parcerias publicas e privadas.

Desde cedo percebi que a minha paixão era a educação e é para mim um privilégio contribuir diariamente para uma educação mais igualitária para todos.

​Estou convicta de que “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo” ( Nelson Mandela ), fazer parte dessa mudança dá um sentido único à minha vida! Nem que seja num só aluno!

​O meu maior desafio são os meus 3 filhos que me dão energia e alegria constante.

ANA MARQUES

ANÁLISE DE INFORMAÇÃO

 

Comecei a trabalhar aos 18 anos no ramo de seguradoras e, após uma paragem de 8 anos nos estudos, licenciei-me em Ciências Sociais em 2015.

Nesse percurso, passei por funções ligadas à gestão de clientes até ao marketing e comunicação. Em 2016, iniciei funções de Marketing estratégico e analista num grupo industrial multinacional.

Nessa altura conheci a Teach for Portugal, tendo-me imediatamente identificado com a sua visão, a de que todas as crianças devem ter um caminho de escolhas.

Atualmente trabalho como consultora em projectos de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

MIGUEL MOREIRA RATO

 

Ex-Director de Comunicação

da Teach For All

-

Sócio e CEO Adagietto

TIAGO BORGES

 

CEO da TBI

-

Business Angel

-

Investidor Social

 

 

MARGARIDA CABRAL

 

Advogada

-

Sócia da Morais Leitão

PAULO PISANO

 

Director de Pessoas (HR)

na GALP

 

 

Rita SILVA DOMINGUES

 

Board BA Glass

Luís Vasconcelos

 

Licenciatura em Sociologia - FLUP

Aluno de Mestrado em Gestão de Organizações do 3º Setor - ESTG

 

28 anos

 

Áreas de interesse: Teatro, Educação, Organizações do Terceiro Setor, Politica.

 

Sou membro Fundador do Núcleo de alunos de Sociologia em 2012 e de dois outros projetos de jovens na área social, Palcodinovação e Palpitinédito. Fui secretário do Concelho Municipal da Juventude e participei no Projeto Caerus (CLDS 3G) dando formação em muitas áreas. Apaixonado por rugby (praticando durante 5 anos) e ator amador num grupo de teatro.

Teresa soares

 

Licenciatura em Ciências da Engenharia com Perfil em Engenharia Mecânica - FEUP

 

21 anos

 

Áreas de interesse: Pedagogias alternativas, projetos/movimentos comunitários

 

Fui voluntária na Costa Rica num centro comunitário e num orfanato e em duas escolas no Brasil – uma de pedagogia Waldorf e outra de Project Based Learning. Durante quatro anos, fui voluntária e membro da direção da Associação O Meu Lugar No Mundo, onde dinamizei diferentes projetos com crianças de contextos desfavoráveis. Fundei um site de partilha gratuita de material de estudo para alunos do secundário.

Manuella ferreira

 

Licenciatura em Medicina Dentária - UFPR

Pós-graduação em Gestão de Unidades

de Saúde - Universidade do Minho

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Inteligência Emocional

 

Tenho nove anos de prática como médica dentista e especializei-me em desvitalização. Apesar de apaixonada pela profissão descobri, através de voluntariados, que amo trabalhar com crianças e ajudá-las a perceber o mundo e a si mesmas.

Margarida ramirez

 

Licenciatura em Ciências da Educação - FPCEUC

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Teatro

 

Participei e coordenei diferentes atividades cívicas e associativas, incluindo na Associação Académica de Coimbra, na UPrise Talent e na AIESEC . Foi ainda através desta organização que fiz voluntariado internacional em Cabo Verde, na Escola Secundária Regina Silva. Estou inteiramente comprometida com a inversão da tendência no que toca às desigualdades de oportunidades e acredito que a educação é o meio privilegiado para o fazer.

catarina ferreira

 

Licenciatura em Ciências

da Comunicação - ISMAI

Mestrado em Gestão de Design - IPAM

Aluna de Licenciatura em Psicologia - ISMAI

 

25 anos

 

Áreas de interesse: Comportamento, Design

 

Sou escuteira do Corpo Nacional de Escutas e em 2017 fiz voluntariado internacional no campo mundial escutista KISC na Suíça. Creio que o meu principal contributo para a educação reside na capacidade de estabelecer pontes, entre conhecimentos ou pessoas, e gerir recursos com soluções criativas. Considero fundamental compreender o que o outro procura e precisa para além do que verbaliza.

Daniela Paninho

 

Mestrado em Psicologia Clínica - FPCEUP

    Certificação Internacional em

Coaching - ALLCAN

 

32 anos

 

Áreas de interesse: Psicologia,

Desenvolvimento Pessoal

 

Desde que me conheço que sou movida pela vontade de capacitar o outro a fazer mais por si e pelos outros. Descomplicada, pragmática, focada, ambiciosa, e resiliente. Encontro no trabalho para as pessoas e com as pessoas “a minha praia”. Defendo o potencial humano de cada um para melhorar o Mundo. Inconformista, autodidata, curiosa, flexível e perspicaz e fã do “hands-on”. Ação!

Ana marta silva

 

Licenciatura em Biologia - UTAD

Mestrado em Biologia - UTAD

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Política, Educação

e Desenvolvimento Social

 

O contacto com a educação e com os desafios do sistema de ensino foi-me proporcionado no meu primeiro emprego, num centro de estudo. O exercício de funções enquanto deputada municipal reforçou a minha preocupação com o funcionamento do sistema educativo e com a estreita relação entre as oportunidades e o contexto socioeconómico de cada aluno. Espero contribuir para a melhoria das políticas públicas de educação em Portugal.

Carla lemos

 

Licenciada em Ciências Biomédicas

Aluna de Mestrado em Economia e Gestão

 de Serviços de Saúde

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Gestão, Música, Ciência

 

Proatividade e profissionalismo definem desde sempre a minha forma de encarar desafios e projectos. Gosto de trabalhar com pessoas para pessoas. Gosto de criatividade. Gosto de estar no papel de quem ensina e de quem aprende. E, por fim, gosto de música, de um passeio ao ar livre e de algum tempo só para mim e para quem me é mais querido.

INÊS Sá COUTO

 

Licenciatura e Mestrado em Direito

 – Universidade Católica

 

26 anos

 

Áreas de interesse: Direitos Humanos; Ação social

 

O que me move é contribuir para a resposta a problemas sociais complexos. Fiz voluntariado em Marrocos, em Angola e nos Açores em contextos de exclusão social e foram estas vivências que me permitiram perceber o poder da educação na redução de desigualdades. Acredito que esta bagagem e o meu inconformismo podem ser o meu maior contributo neste projeto.

Joana Caldas

 

Mestrado em Ed. Pré-Escolar e Ensino do 1CEB

Pós-Graduação em Sociologia da Infância e Direitos da Criança

 

30 anos

 

Áreas de interesse: Educação, Intervenção social

 

Sou apaixonada pela educação e pelo seu impacto transformador na vida de cada um. Fui voluntária e coordenei a direção nacional do Projeto Rabo de Peixe Sabe Sonhar. Conheci e trabalhei em projetos onde a educação faz diariamente a diferença em Moçambique, Quénia e Brasil. Acredito que todos têm o direito de percorrerem um caminho que lhes permita atingir o seu potencial.

Marta lima

 

Licenciatura em Direito - Universidade do Porto

Inscrição na Ordem dos Advogados

 

29 anos

 

Áreas de interesse: Educação,

Serviço Social e Direito

 

Sou movida pela vontade de partilhar e de encontrar soluções para ajudar os outros. Faço voluntariado na Serve The City e colaborei no Espaço T como jurista e formadora. Ambas as instituições cultivam a pertença de pessoas em risco de exclusão social.

Vivi um ano no exterior e acredito que as experiências mais transformadoras são aquelas em que nos permitimos ver através dos olhos dos outros.

Pedro pinto

 

Licenciatura em Filosofia - FLUP

Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino

Secundário - FLUP

 

22 anos

 

Áreas de interesse: Literatura

 

O gosto pela literatura é antigo e foi esse gosto que me levou a co-fundar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto uma revista estudantil - Revista Alegre - onde todos pudessem ter uma voz ativa de forma gratuita. Os voluntariados realizados fazem-me ter a certeza de que o meu futuro passa pela educação.

Tiago lobo

 

Licenciatura em Criminologia - FDUP

Pós-graduação em Criminologia - FDUP

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Criminologia Desenvolvimental, Prevenção social do crime, Poesia, Educação de rua.

 

Ciência, Prática, Filosofia e Mixofilia: a estética híbrida dum pensamento fractal, disruptivo, exótico e mestiço. Identidade por ilhotas de alteridade. Criminólogo por paixão, fui bolseiro no projeto comunitário Cercar-te. Co-fundei o ZARPAR, programa de prevenção desenvolvimental – Escola de Criminologia, FDUP. Fui eleito para projetos de Erasmus+ para educadores de rua. Membro da plataforma portuguesa da rede internacional de trabalhadores de rua – DISWN.

Benedita Ayres pereira

 

Licenciatura em Serviço Social - ISSSP

Aluna de Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

 

29 anos

 

Áreas de interesse: trabalho com as famílias; desigualdades educativas; comportamentos

de risco

 

Considero fulcral lutar pela equidade e justiça social, pois todo o ser humano merece uma vida com dignidade e não pode ser o meio de origem a determinar o seu percurso nem a inibir o seu bem-estar, reconhecimento, respeito e valorização.

Fiz voluntariado com crianças, idosos, pessoas em situação de carência, doença e isolamento social, e em comunidades em geral.

catarina Amorim

 

Mestrado Integrado em Engenharia

Biomédica - FCT-UNL

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Música, Psicologia, Educação

 

Após ter feito voluntariado com crianças e jovens institucionalizados durante alguns anos percebi duas coisas: que tive uma sorte imensa por ter nascido num contexto extremamente favorável ao meu sucesso e que quero poder ter um impacto positivo nas vidas dos jovens que não tiveram esta sorte, mas que têm tanto potencial dentro de si.

Francisca santos

 

Licenciatura em Direito

 

23 anos

 

Áreas de interesse: Integração, Música, Educação

 

Desde cedo que acredito que as relações que criamos são aquilo que tem mais impacto na nossa vida e que uma boa relação pode trazer muitos frutos. Assim, acredito no poder que uma relação aluno-professor tem na educação e quero, com base na experiência que tenho tido ao longo de 6 anos crianças de diferentes meios sócio-económicos e sociais, partir dessa relação para ajudar cada criança a reconhecer o seu potencial.

CANDIDATA-TE

 

Estás a pensar no que vais fazer com o teu futuro?

 

Pensa no que podes fazer com o futuro deles.

Teach for Portugal. Começa por ti.

FALA CONOSCO